Como fidelizar o cliente: aprenda a ser eficaz no pós-venda

Muitas estratégias comerciais priorizam aumentar o fluxo de vendas com técnicas e boas práticas consolidadas na área do marketing. Porém, novas correntes de empreendedores e especialistas têm apontado para a necessidade de saber como fidelizar o cliente.

A fidelização de consumidores é um estágio avançado da venda, pois garante o consumo prolongado e ampliado. Por exemplo: se o cliente vai à sua loja, efetua a compra e nunca mais volta, pode ter certeza que ele estará consumindo em outro lugar.

Agora, se retornar uma, duas, três vezes, e assim sucessivamente, você ganhou não apenas uma venda, mas sim um conjunto de transações. Na verdade, os efeitos da fidelização vão além do fator estritamente financeiro, como veremos mais adiante.

Nosso objetivo aqui é apresentar formas de como fidelizar o cliente de maneira eficiente e estratégica. Veremos, primeiro, alguns motivos pelos quais é importante investir na fidelização. Depois, mostramos cinco dicas para atingir esse objetivo e também como o crediário próprio pode contribuir. Confira!

Por que é importante fidelizar clientes?

Com a alta competitividade do mercado, a busca por fidelização de clientes deixou de ser uma estratégia para se tornar uma necessidade de se manter ativo e próspero. Afinal, da mesma forma que o cenário comercial mudou nos últimos anos, o perfil do consumidor também se transformou.

Hoje, o público está cada vez mais exigente, acelerado e conectado em rede. Além disso, é bombardeado por informações de todos os lugares e tem a capacidade de pesquisar sobre tudo a respeito de produtos e pontos de venda. Saber como fidelizar o cliente, portanto, tornou-se um objetivo indispensável.

Além disso, a fidelização proporciona alguns benefícios importantes, como:

Menor custo com marketing

Quanto mais sólida e cheia for a carteira de clientes, menos se gastará com marketing. Primeiro, porque as ações serão pontuais, focadas e direcionadas, com o objetivo de atingir os consumidores fiéis, principalmente.

Segundo, porque a conquista de novos clientes ocorrerá naturalmente, na medida em que a marca estará forte, evitando campanhas excessivas e abrangentes em variados meios de comunicação online e offline. Afinal, fazer publicidade não é nada barato.

Preço competitivo no mercado

Com credibilidade e fortalecimento da marca, o resultado da fidelização pode interferir, ainda, na política de preços. Muitos comércios e negócio prezam pela redução ostensiva de valores para aumentar as vendas e se manterem fortes no mercado.

Lojas com alto índice de fidelização contam com o privilégio de manter seus preços competitivos, sem a necessidade de cobrir ofertas excessivas e prejudicar o ticket médio. Mesmo porque, para o cliente fiel, o preço não é o único critério que o motiva a escolher um lugar para consumir.

Conquista de novos clientes pelo famoso boca a boca

A fidelização também é importante para conquistar novos clientes. Na medida em que se cria e fortalece vínculos com os consumidores — por meio de excelentes atendimentos, qualidade dos produtos, estrutura da loja etc.

Como fidelizar o cliente de forma estratégica?

A pergunta que surge na cabeça de muitos microempreendedores é: afinal, como fidelizar o cliente na minha loja diante de tantas dificuldades, como mercado altamente competitivo, crise econômica e consumidores exigentes?

Veremos, abaixo, algumas dicas que podem ajudar:

Invista em um bom atendimento

O atendimento ao cliente é o fator principal para se conquistar e fidelizar clientes. A propósito, quem é que não gosta de ser bem atendido, receber um excelente suporte e se sentir especial no momento da compra, não é verdade?

Por isso, invista no atendimento. Conquiste o consumidor com empatia e cordialidade. Seja prestativo e ofereça agrados como café, suco e balas. Enfim, dê conforto e trate seu cliente com qualidade.

Atender bem é uma prática que não se resume ao presencial. Contatos feitos pelo telefone, e-mail ou chat online também devem contar com esses atributos. Seus resultados maiores são as vendas, o faturamento e, o mais importante: a fidelização.

Entregue valor acima das expectativas

Essa cobrança deve existir para fidelizar. Como já foi dito, o perfil do consumidor mudou e ele está muito mais exigente do que no passado. Então, entregue resultados aos clientes além das expectativas, esteja sempre à frente. Compreenda suas necessidades e desejos e os antecipe.

Surpreender é uma tática bastante eficaz, que evita o comodismo e busca constantemente resultados maiores, entre eles aumentar o nível de satisfação dos consumidores.

Faça acompanhamento constante

Além disso, é importante fazer um acompanhamento constante dos processos de venda ao cliente. Ele inicia nas ações de marketing, divulgação e atendimento e termina no pós-venda.

Essa prática transmite ao consumidor a sensação de preocupação e mantém sua marca sempre presente no imaginário dele. O acompanhamento também consiste numa maneira de fortalecer vínculos de relacionamento, gerando experiências de compra altamente positivas.

Foque no cliente correto

É indispensável conhecer bem seu público-alvo para aplicar práticas de atendimento, venda e relacionamento com o objetivo de alcançar a fidelização. A maioria dos empreendedores, logicamente, gostaria de ter em sua certeira clientes com os mais variados perfis.

Na prática, porém, essa realidade não se concretiza em um mercado cada vez mais segmentado e que exige foco no público potencial. Essa ênfase significa entender bem as necessidades, preferências e desejos dos consumidores e corresponder às suas expectativas — somente assim é possível entender como fidelizar o cliente.

Ofereça vantagens e promoções

Apesar do atendimento, da qualidade dos produtos e da estrutura da loja serem fatores fundamentais para a fidelização, os preços e promoções continuam importantes e preservam seu lugar de preferência nos processos de decisão de muitos consumidores.

Logo, é necessário oferecer vantagens ao público para ampliar as vendas e garantir que elas permaneçam altas nos meses seguintes. Seja criativo e encontre oportunidades. Clientes adoram perceber que levaram vantagem, acredite!

Como o crediário próprio pode ajudar na fidelização?

Ter um sistema de crediário próprio pode contribuir consideravelmente para fidelizar clientes. Um levantamento realizado pelo SPC Brasil e CNDL, por exemplo, mostra que três em cada dez brasileiros utilizam crediário para fazer compras.

Em momentos de crise econômica, as pessoas buscam alternativas para conseguir consumir seus produtos. O carnê de pagamento é um modelo utilizado por redes varejistas de sucesso e permite que o cliente parcele sua compra por períodos longos ou não.

O crediário ajuda a fidelizar por ampliar os formatos de consumo e também por fazer com que o consumidor retorne à loja todos os meses para quitar os boletos. Dessa forma, ele fica em contato com os produtos e com a possibilidade de realizar novas compras.

Saber como fidelizar o cliente, portanto, se tornou uma necessidade para ser competitivo e se manter forte no mercado. Políticas agressivas de preços, de marketing e vendas, sozinhas, não são mais suficientes na atualidade. É preciso construir vínculos, proporcionar boas experiências e fortalecer o relacionamento com o público consumidor.

O que achou do conteúdo? Comente abaixo suas impressões, opiniões e experiências com processos de fidelização!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *