Como o Marketing Digital pode ser aliado da sua empresa na luta para evitar na inadimplência

Listamos os motivos para ter presença nas redes e como isso pode atrair ‘bons pagadores’.

Confira no artigo quais são as principais tendências e estratégias digitais que diminuem a incidência de inadimplência.

O Marketing digital é uma poderosa ferramenta para prospectar clientes e angariar ainda mais suas vendas. O que muitos empresários não sabem é que é possível utilizar dessa estratégia moderna como uma aliada na luta para evitar a inadimplência, principalmente de futuros consumidores.

Para entender mais como o marketing digital atua para diminuir os índices de devedores da sua carteira de clientes, a Nosso Crediário, plataforma de contas a receber com ações de cobrança automática, lista as características que podem evitar a inadimplência e ainda trazer mais credibilidade para sua marca na rede.

 

Ações para os bons compradores

É fato: o marketing digital deve valorizar um perfil de público que esteja de acordo com o nicho da empresa. Mas, algumas ações de inbound marketing podem ser aliadas para os negócios que buscam afastar os maus pagadores: valorizar quem tem o que convencionamos chamar de ‘nome limpo na praça’.

Como essas estratégias de marketing de atração são aplicadas? De forma simples: descontos, condições exclusivas e, principalmente, valorização de quem paga em dia com benefícios futuros impede que clientes deixem de pagar pelas parcelas futuras.

Aqui, como em grande parte do marketing digital, o objetivo principal não é cobrar inadimplentes, mas criar mecanismos que impeçam esse tipo de ‘calote’ no futuro. Assim, valoriza-se quem paga em dia e aumenta a taxa de conversão nas guias a serem quitadas.

 

Presença digital

Outra maneira de evitar que a inadimplência seja um grande vilão do seu negócio é ter uma presença digital marcante nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Desta forma, sem ser intrusivo no perfil do cliente, busque que ele esteja em contato com o seu negócio nas plataformas digitais.

Isto aumenta a percepção do consumidor sobre a sua marca, diminuindo a incidência do que comercialmente pode ser definido como ‘amnésia do inadimplente’. Também, poderá ter meios diretos para se comunicar com o cliente, oferecendo condições para a quitação da dívida que ele não estaria disposto a ouvir de outra forma.

 

Mais relacionamento, menos comércio

A relação de consumo no ambiente digital deixou de ser apenas a compra/venda de produtos entre empresa/cliente e passou a ser um relacionamento – principalmente para os consumidores que buscam experiências, mais do que a compra de itens necessários.
Nesse ponto, grandes empresas como a Nike deixaram de vender apenas artigos esportivos e começaram a oferecer estilos de vida.

Desta forma, o antes consumidor passou a ser parte integrante da comunidade da empresa americana – aumentando a confiança e diminuindo, assim, a inadimplência.

Com essa questão, é primordial que sua empresa tenha presença digital como parte integrante do cliente, que terá nela a referência para posteriores compras. E, como dito acima, a tendência de valorizar bons pagadores evita que a inadimplência seja uma vilã no seu negócio.

 

Automação + marketing: aliados contra a inadimplência

Por fim, vale destacar: ferramentas digitais de cobrança automática como o NossoCrediário, que buscam otimizar os processos, relação, análise de crédito e geração de guias com os clientes podem dar mais segurança ao consumidor final – o que, consequentemente, gerará menos dívidas da pessoa física em relação a sua empresa.

Desta forma, unir a abrangência do marketing digital como ferramentas que aumentem os processos de pagamentos e cobranças da sua empresa, reduzirá muito a fatia de devedores que hoje são umas das principais dores de cabeça dos empresários.

 

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